Enciclopédia dos Samurais

04.10.2006 Livro da Editora JBC reúne de maneira inédita tudo sobre os ancestrais guerreiros nipônicos

Os samurais representam uma das maiores expressões da cultura do Japão. Seu modo de vida, baseado em um rígido código de honra (chamado bushido), influenciou a maneira de pensar da sociedade nipônica. Sem os ensinamentos desses guerreiros, dificilmente os japoneses teriam hoje a segunda maior economia do mundo.

Ciente disso, e com uma bagagem profissional que inclui mais de 30 anos de pesquisa sobre o assunto, o inglês Stephen Turnbull, doutor nos temas Samurai e Religiões Japonesas, escreveu a Enciclopédia dos Samurais. A obra, lançada agora no Brasil pela Editora JBC, mostra pela primeira vez, de forma clara e profunda, como nasceu a base do pensamento oriental.

Nesta obra, o leitor pode conhecer a essência da arte da guerra samurai e suas tradições. Com relatos detalhados do dia-a-dia dos guerreiros, é possível entender como eles pensavam e agiam. Mais de 40 histórias sobre os feitos heróicos são descritas com base em antigos registros de guerra do Japão.

As principais batalhas estão explicadas em estudos de caso que abordam as estratégias. Ricamente ilustrada, esta enciclopédia traz mais de 175 mapas e desenhos inéditos no Brasil.

O livro inclui, ainda, detalhes das estruturas de comando da hierarquia samurai, as campanhas, o treinamento militar, o cerco e a defesa dos castelos, as características dos combates corpo-a-corpo e coletivos, a descrição das armaduras, dos equipamentos de luta e até mesmo os rituais realizados antes e depois das guerras.

Seções adicionais explicam as religiões dos guerreiros, o código de honra, os símbolos utilizados nas bandeiras e a prática do harakiri, o suicídio cometido em nome da honra.

E mais: em um levantamento inédito, o autor conseguiu elaborar uma lista das famílias samurais de todo o arquipélago. Pelo sobrenome, qualquer pessoa poderá saber se é descendente de um samurai.

Sobre o autor
Especialista em samurais, o inglês Stephen Turnbull é um dos maiores historiadores militares dos períodos medieval e moderno. Com base em suas viagens pelo mundo e em suas próprias pesquisas, ele já lançou aproximadamente 50 livros sobre o tema, em uma carreira literária iniciada em 1977.

Realizou trabalhos para as TVs inglesa e americana e colaborou na produção do documentário Samurai: The Last Warrior (2004), do diretor Charles Shepard. Graduou-se pela Cambridge University e tornou-se PhD em História Religiosa Japonesas pela Leeds University, da qual recebeu o título de Pesquisador Honorário do Departamento de Estudos do Leste Asiático.

Entre os prêmios mais relevantes que recebeu estão o Prêmio Canon da Associação Britânica para Estudos Japoneses (1994) e o Prêmio do Festival Literário do Japão (1998).

Enciclopédia dos Samurais
Autor:
Stephen Turnbull
ISBN: 85-87679-30-9
Formato: 170 x 240 mm
Páginas: 384
Preço: R$ 49,00

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.