100 edições transmitindo o Japão: revista Made in Japan é destaque internacional

18.10.2006 Jornal da cidade de Kobe conta a história da revista que chegou ao número 100 e tem a missão de unir Brasil e Japão

A reportagem conta a vida de Masakazu Shoji, fundador e presidente da Editora JBC, que desde 1997 publica a revista Made in Japan. Shoji chegou ao Brasil em 1960. No início, não conhecia a língua portuguesa e isso foi, ao mesmo tempo, um obstáculo para sua adaptação e um grande incentivo para a criação de um jornal em português direcionado aos brasileiros radicados no Japão, o Jornal Tudo Bem.

Depois, os funcionários de seu jornal o motivaram a criar a revista “Made in Japan”, para “transmitir da melhor maneira possível as qualidades da cultura japonesa”. A publicação, feita nos dois países, tem tiragem de 40 e 10 mil no Brasil e no Japão, respectivamente. E, recentemente, a Made in Japan completou 100 exemplares com edição especial escrita em português e japonês.

O jornal de Kobe também ressalta que, para Shoji, “os brasileiros admiram o Japão por ser um país inovador e criativo, mas que ao mesmo tempo consegue manter tão viva sua tradição”. E que sua expectativa é que a revista chegue ao número 200 firmando-se cada vez mais como uma ponte entre os dois países.

Leia tradução da matéria:

100 edições transmitindo o Japão

Recentemente a revista “Made in Japan”, publicação que divulga a cultura japonesa aos brasileiros que vivem tanto no Japão como no Brasil, chegou à sua centésima edição.


Veja imagem ampliada do jornal
O responsável pelo empreendimento é Masakazu Shoji, japonês nascido em Kobe e que atualmente vive na cidade de São Paulo. Segundo ele, “a publicação tem êxito por mostrar ao máximo as qualidades do Japão, mas sempre mantendo um ponto de vista próprio”.

Shoji embarcou para o Brasil em 1960, assim que terminou o colegial, para trabalhar em uma empresa japonesa de comérico internacional. No início, o não conhecimento da língua portuguesa foi um grande obstáculo para sua adaptação, mas acabou servindo de grande incentivo para a idéia de um jornal em japonês.

Assim, em 1992 fundou sua editora, e tomando como base as dificuldades que enfrentou com um idoma estranho ao de sua origem, decidiu criar um jornal em português direcionado aos brasileiros radicados no Japão.

Em setembro do ano de 1997, os funcionários de seu jornal o motivaram a criar a revista “Made in Japan”, para “transmitir da melhor maneira possível as qualidade da cultura japonesa”, segundo suas palavras.

A revista, com textos em português, tem a tiragem de 40 mil e 10 mil exemplares, entre Brasil e Japão, respectivamente. Hoje, 11 jornalistas brasileiros, distribuídos entre os dois países, são os responsáveis pelo conteúdo da publicação.

Dentre os temas abordados, a seção de tecnologia e as matérias sobre a família imperial japonesa costumam chamar grande atenção do público. O centésimo número da revista tem como tema os “Cem motivos porque amamos o Japão”, e além de referência aos principais ícones da cultura japonesa, tem matérias traduzidas para o japonês.

Para Shoji, “os brasileiros admiram o Japão por ser um país inovador e criativo, mas que ao mesmo tempo consegue manter tão viva sua tradição”. Quanto às suas expectativas, ele comenta: “espero que a revista chegue ao número 200, e se firme cada vez mais como uma ponte entre os dois países”.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.