CCBB apresenta palestras sobre Mangás com Sonia Luyten

16.06.2008 Cariocas terão palestra sobre mangá no CCBB

A autora do consagrado livro “Mangá, o Poder dos Quadrinhos Japoneses” que apresenta o mangá japonês como fenômeno de comunicação de massa e faz uma análise histórica e cultural do gênero, falará aos cariocas sobre as origens do mangá no Japão e como foi sua trajetória no Ocidente. Também discorrerá sobre como os brasileiros não descendentes de japoneses incorporaram no seu dia a dia a leitura, o estilo de desenho e até o estilo pop de viver de acordo com os ícones e personagens dos animês. Vai revelar as cifras bilionárias de consumo no Japão e no exterior dos mangás, as principais tendências das novas publicações, as influências na moda, publicidade e desenho no Brasil.

Sonia Luyten é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá, os quadrinhos japoneses em 1988. Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP , professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio – Japão (1984-1990), professora da Universidade Real de Utrecht- Holanda (1993-1996) e professora convidada da Universidade de Poitiers – França (1998-1999).Além de ser autora de outros livros conceituando e discutindo os comics.

Este ano (2008) foi indicada como presidente do Prêmio HQMIX – premiação considerada o “Oscar” das Histórias em Quadrinhos e Humor no Brasil.

Mangás – “Cultura Pop Japonesa: o mangá e o animê no Brasil”

Quando:17 de junho às 18h30
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Auditório do 4º. Andar
Quanto: Grátis, senhas retiradas na bilheteria

*A palestra é parte integrante da exposição NIPPON – 100 anos de integração Brasil-Japão com curadoria de Denise Mattar.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.