Neon Genesis Evangelion Edição Especial

05.10.2011 Um dos melhores mangás de ficção científica retorna às bancas em novo formato
Neon Genesis Evangelion ESP. #01

Neon Genesis Evangelion, um dos maiores sucessos mundiais dos mangás, está de volta às bancas de todo o país. Depois de publicar as quatro edições inéditas da obra de Yoshiyuki Sadamoto no Brasil, dos volumes 21 a 24, a Editora JBC relança o mangá desde o início, agora em formato tankobon, como nos originais japoneses.

O primeiro volume de Neon Genesis Evangelion estará disponível para pré-venda em outubro, durante a Fest Comix em São Paulo. As edições terão periodicidade mensal, pelo preço de R$10,90.

O fenômeno Evangelion

Não é exagero dizer que Evangelion é um dos maiores fenômenos de vendas do Japão. Desde dezembro de 1994, quando os leitores japoneses viram pela primeira vez a complexa história de ficção científica desenhada por Yoshiyuki Sadamoto nas páginas da revista Monthly Shonen Ace (editora Kadokawa Shoten), o número de fãs espalhados pelo mundo tem triplicado a cada ano.

O estrondoso sucesso do título é facilmente comprovado. Em abril de 2010, uma rede japonesa de lojas chamada Lawson se viu obrigada a cancelar a campanha promocional do filme Evangelion 2.22: You Can (Not) Advance por provocar um verdadeiro tumulto no estabelecimento localizado na região de Hakone, na província de Kanagawa. Já um site de leilão conseguiu vender duas guitarras Fender por um valor total de mais de 200 mil dólares. Os instrumentos, uma Stratocaster e uma Telecaster customizadas com o rosto da personagem Rei Ayanami, são assinadas pelo mestre russo Yuriy Shishkov, e o lance inicial foi de aproximadamente 6 mil dólares cada uma.

O segredo de inigualável sucesso talvez esteja em sua trama complexa, que não está limitada a apenas contar uma história da luta do bem contra o mal, mas principalmente por abordar assuntos mais profundos como a psique humana, seus conflitos internos e relacionamentos. Religião e política são outros ingredientes na história de Evangelion que atraiu leitores de todas as partes do mundo. O enredo foge dos clichês como heróis com superpoderes e de caráter livre de qualquer falha. Na realidade, Evangelion explora exatamente o oposto ao colocar um jovem de 14 anos carente de afeto e desprovido de amor próprio como a principal peça capaz de salvar o mundo de misteriosos seres chamados de “Anjos”, que ninguém sabe ao certo se são enviados por Deus para castigar a humanidade ou alienígenas invasores.

Com uma trama bem elaborada, Evangelion consegue prender a atenção não apenas de leitores que têm preferência por ficção científica, como também de pessoas que gostam de outros gêneros.

A origem

Originalmente Evangelion surgiu na TV japonesa em forma de anime. Produzido pelo estúdio GAINAX e dirigido por Hideaki Anno, a animação que provocou um verdadeiro furor nos anos 90 foi exibida em mais de dez países, entre eles, Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Chile, sendo que no Brasil foi transmitido pelos canais Locomotion e Animax.

Além disso, a franquia Evangelion engloba cinco filmes produzidos entre 1997 e 2009 – inclusive, recentemente, o longa Evangelion 1.11 – Você (Não) Está Só foi lançado no Brasil em DVD e Blu-Ray –, outras doze séries de mangá, jogos para PC, Mac OS, Sega Saturn, Nintendo 64, Nintendo DS, PlayStation, PSP e PlayStation 2, e mais uma infinidade de produtos, que vão desde bonecos colecionáveis a estampas de garrafas de água, de hashi (talheres japoneses em forma de palitinho), camisetas, umidificadores, relógios, tênis, entre outros.

Em julho de 2010, o parque Fuji-Q Highland, localizado aos pés do Monte Fuji, ganhou um pavilhão chamado Evangelion: World – Life-Size EVA-01 Construction Project, em que recria, em tamanho real, o primeiro encontro entre o protagonista Shinji Ikari e o bio-robô de combate Eva-01. Além do mecha gigante, o pavilhão conta ainda com uma réplica também em tamanho real do cockpit de um Eva, a figura de Kaworu Nagisa, uma sala de vídeo, um museu e um estúdio fotográfico.

A história

O enredo de Evangelion se passa em 2015, em um mundo que acabara de ser reconstruído após a dizimação de metade da humanidade na catástrofe que ficou conhecida como “Segundo Impacto”. O Japão ganha uma capital provisória, a Tokyo-2, cujo Governo promove a construção da futura capital denominada Tokyo-3. Mas a construção da nova metrópole serve apenas de fachada para erguer uma cidade-fortaleza com tecnologia altamente avançada para resistir à ofensiva dos Anjos, monstruosos seres, cujo ataque já havia sido previsto pela humanidade.
A organização especial paramilitar, denominada NERV, foi incumbida da missão de combater tais ameaças usando mechas gigantes chamados de Evas, que são pilotados por jovens rigorosamente selecionados. Um deles é Shinji Ikari, um tímido adolescente. Na realidade, há mais de dez anos ele foi abandonado pelo pai, Gendo Ikari, atual comandante supremo da NERV. Aos 14 anos, Shinji é chamado por ele para pilotar o incrível EVA-01, a última esperança da humanidade na batalha contra os Anjos. Assim dá-se início a uma aventura inigualável em que ficção científica se mistura aos sentimentos mais complexos e profundos do ser humano.

O autor

Yoshiyuki Sadamoto nasceu em 29 de janeiro de 1962, na província de Yamaguchi. Ele é um dos membros fundadores do estúdio Gainax. Apesar de ter se destacado em vários outros trabalhos, a versão em mangá de Evangelion é seu trabalho mais famoso. Yasuo Otsuka (considerado um mestre da animação cujos trabalhos reconhecidos já foram desenvolvidos na Toei Animation e no Studio Ghibli, além de diretor de animação de O Castelo de Cagliostro) declarou certa vez que apenas três pessoas são mais hábeis do que ele próprio: Sadao Tsukioka, o premiado Hayao Miyazaki e Yoshiyuki Sadamoto. Apesar de ter desenhado Evangelion, Sadamoto na verdade é designer de personagens e animador. Outros mangás de sua autoria são: Rota 20, Dirty Work e System of Romance, além de ser responsável pela arte na capa do álbum Pilgrim, de Eric Clapton.

Personagens Principais

Shinji Ikari – É um adolescente de 14 anos que cresceu longe do pai. Já sua mãe morreu misteriosamente em um acidente quando ele ainda era uma criança. Bastante solitário, possui pensamentos autodestrutivos e é extremamente inseguro. Apesar desses traços negativos de sua personalidade, ele é escolhido como a Terceira Criança, ou seja, um dos pilotos dos incríveis bio-robôs chamados Evangelion. Ao ingressar na NERV, passa a morar com a sua superior direta: Misato Katsuragi, com quem inicia uma amizade. Com a difícil e arriscada missão de enfrentar os Anjos e proteger o mundo, Shinji precisa encarar um desafio muito maior: superar o seu sentimento de inferioridade.

Misato Katsuragi – É a capitã da Divisão de Estratégias Táticas da NERV e superior direta de Shinji. Aos 29 anos, é uma oficial extremamente eficiente e responsável, porém, fora do seu ambiente profissional é uma mulher completamente relaxada, que adora beber cerveja, comer junk food e se divertir. Apesar de fora da NERV ter um comportamento descompromissado, sua vida é marcada por um terrível trauma: seu pai morreu ao tentar socorrê-la de uma explosão quando estavam na Antártida. Ao conhecer Shinji, ela o convida para morar em seu apartamento e passa a protegê-lo e a aconselhá-lo como se fosse a sua irmã mais velha. No seu apartamento também vive um pinguim chamado PenPen.

Rei Ayanami – Aos 14 anos, ela é a Primeira Criança e pilota o Evangelion Unidade 00. Extremamente introvertida e misteriosa, ela nunca expressa seus sentimentos, aliás, é uma garota totalmente calada. A única pessoa em quem ela confia é o comandante da NERV e pai de Shinji, Gendo Ikari. Com o ingresso de Shinji à NERV, ela acaba sendo colega de classe do garoto.

Asuka Langley Soryu – É a Segunda Criança, designada a pilotar o Evangelion Unidade 02. Ao contrário dos demais personagens, ela é bastante autoconfiante, expansiva e alegre. Bonita, inteligente e exímia piloto, está sempre disposta a enfrentar desafios, mas por trás de suas atitudes esconde uma personalidade frágil. Sua autoestima fica abalada quando perde o posto de melhor piloto para Shinji.

Gendo Ikari – Tem 48 anos e é pai de Shinji. Comandante supremo da organização especial NERV, aparentemente a sua maior prioridade é a organização e a defesa do mundo. Em nome disso, ele abre mão do próprio filho. Aliás, o relacionamento de ambos é extremamente frio e distante, o que provoca um grande mal na personalidade do garoto. Apesar disso, ele nutre um certo afeto por Rei.

Neon Genesis Evangelion tem classificação etária 16 anos, periodicidade mensal e preço de capa de R$10,90. A tradução é de Drik Sada.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.