Brasil e Japão: Longa história de União

Japoneses no Brasil
Há quase cem anos desembarcaram no Brasil os primeiros imigrantes vindos do Japão. A bordo do navio Kasato Maru, eles saíram de Kobe e chegaram em Santos 42 dias depois. Trabalharam inicialmente na agricultura, mas logo mudaram para as grandes cidades e se tornaram um dos povos mais bem sucedidos. Há nikkeis de destaque em todas as áreas: da política aos esportes, das artes plásticas ao cinema. Por conta deste sucesso, inúmeras empresas japonesas também instalaram filiais no Brasil.

Hoje o Brasil tem a maior comunidade japonesa do mundo, com um milhão e meio de descendentes.

Brasileiros no Japão
Nos anos 90 começou o movimento dekassegui. Os brasileiros descendentes de japoneses ganharam o direito de trabalhar legalmente no arquipélago. Em 15 anos, os brasileiros já são a maior comunidade ocidental do Japão e a terceira maior do país, atrás apenas dos coreanos e dos chineses que tem uma história de imigração de mais de 200 anos. Moram no Japão nada menos do que 300 mil brasileiros. Todos os dias nascem pelo menos 10 brasileiros no arquipélago.

Aos poucos, muitos brasileiros já têm seus próprios negócios e já há personalidades de destaque dentro da sociedade japonesa em áreas como música e esportes. Apesar de estarem espalhados por todo o país, a maior parte dos brasileiros se concentra nas províncias de Aichi, Shizuoka, Nagano, Gunma e Kanagawa. Com uma média de idade entre 20 e 40 anos, eles têm um média de ganho anual de 600 milhões de dólares. Só para efeitos de comparação, os ganhos dos brasileiros no Japão já supera o que o Brasil consegue de divisas como o maior exportador de café do mundo!

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.